sábado, 26 de janeiro de 2008

Análise de Livro didático

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
PRÁTICA DE ENSINO I
Prof: Itamar Freitas
Aluno: Anselmo Vieira da Silva

Análise de Livro didático

Faremos aqui uma análise da coleção História: sociedade e cidadania, uma vez que as resenhas do PNLD analisam a coleção conjuntamente, de Alfredo Boulos Júnior. Sendo que o enfoque será o volume 1 dessa coleção, que possui 214 páginas e 17 capítulos. Em sua estrutura contém: noções introdutórias aos estudos históricos, os primeiros seres humanos incluindo os povos da América e África e as civilizações antigas até o império romano.
A coleção incorpora algumas inovações da área pedagógica, segundo a resenha do PNLD, como a leitura de imagens que estimula os alunos a criar suas hipóteses sobre determinado tema, consta um apêndice com informações adicionais no final de cada volume. Um dos pontos fortes da coleção são os exercícios e as atividades, por outro lado não se verifica eficaz preocupação quanto ao grau de complexidade do conteúdo. O professor deve selecionar o conteúdo que será repassado para o aluno, já que é impossível estudar todo o conteúdo em um ano letivo. O livro apresenta diferentes versões, interpretações e visões de um mesmo tema, recorrendo a uma produção historiográfica atualizada e qualificada, fazendo com que o aluno conheça opiniões diferentes e tire sua própria conclusão. Um exemplo desse contraste de visão está nas páginas 47 e 48, quando o autor fala sobre a origem do homem, ele apresenta dois textos, um escrito por um defensor do criacionismo e outro escrito por um defensor do evolucionismo. Essa forma de apresentar os temas faz com que o aluno não fique bitolado a uma ou outra tese. A coleção também manifesta a preocupação de apresentar a história da África e da Ásia superando um pouco o eurocentrismo presente em nossos livros didáticos. Outra inovação da coleção diz respeito à denominação de trabalhadores escravizados ou de africanos escravos, quando se refere ao que conhecemos, por todo tempo, pejorativamente, por negros escravos. Isso faz com que os alunos vejam os africanos com olhos diferentes dos da nossa geração, uma vez que alguns intelectuais justificavam a escravidão com base na inferioridade do povo africano. Nessa coleção também é evidenciado a cultura afro-brasileira, combatendo o preconceito racial que está enraizado em nossa cultura. Mais um ponto forte dessa coleção é o grande número de documentos que o livro trás e a maneira como o autor os utiliza. Ele não utiliza os documentos para provar o que diz e sim para fazer o aluno pensar e criar hipóteses a cerca de algum tema. A obra destaca-se pelo acervo de fontes textuais e iconográficas.
Alguns pontos dessa coleção são considerados negativos pela resenha do PNLD, os descreveremos a seguir. A quase nenhuma orientação sobre o trabalho a partir do ambiente próximo do professor e dos alunos e da cultura material local. O livro utiliza algumas expressões incomuns e de difícil compreensão para os alunos. Também se percebe descuido quanto à harmonia de algumas páginas, com o excesso de recuo, algumas ilustrações pouco integrada, dando uma impressão visual que desfavorece a atenção do aluno.
Depois de ter lido o livro História: sociedade e cidadania, e a resenha do PNLD sobre este livro, e comparando os pontos positivos e negativos que a resenha trás sobre o livro, com a obra propriamente dita, verificamos que existe, e não se pode dizer o contrário, enorme coerência entre o que diz a resenha a respeito do livro e o que consta no livro de 5ª série dessa coleção. Dessa forma podemos afirmar que as resenhas do PNLD inspiram confiança, e é um instrumento de grande ajuda para o professor na hora de escolher os livros que serão trabalhados com seus alunos.

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